Por Erika Messias
Pensando em uma maneira de estimular o interesse cultural da sociedade, a Secretária de Estado da Cultura (Secult) lançou o edital de seleção de exposições temporárias, que serão realizadas com o intuito de incentivar o acesso e a produção de arte em Alagoas. As exibições serão nos Museus da Imagem e do Som de Alagoas (Misa), Palácio Floriano Peixoto (Mupa) e no Memorial da República.
Com inscrições já iniciadas e que irão até o dia 03 de junho, o evento tem previsão para iniciar dia 18 de julho.
Vinte artistas serão selecionados, desde que sejam maiores de idade e que tenham projetos próprios, ou seja, autorais de qualquer caráter artístico (clássico, moderno ou contemporâneo). O projeto visa também ampliar a visitação aos espaços culturais da capital, fazendo com que as pessoas tomem conhecimento da arte local e conheçam novos artistas. Esses também serão estimulados a mostrarem suas produções.
Além de beneficiar os vencedores com suas apresentações artísticas, eles também receberão 40 mil reais, como mais uma forma de agregar e estimular a cultura.
O gestor do Misa, Fernado Lôbo, diz que o incentivo da secretária pode ir além da democratização aos espaços expositivos, como podem também na educação cultural. “A intenção da Secult é incrementar a visitação aos museus e estimular a proposta pedagógica, que preceitua que a cultura seja um agente educacional e transformador da sociedade”, declarou o gestor.
Frequentadora dos museus da cidade a estudante de Relações Públicas, Gabriela França, que diz que sente falta de novos eventos acontecendo, porém acha que essa proposta da Secult, pode trazer a motivação cultural dos visitantes. “Acredito que o Estado incentivando nossos novos artistas e trazendo projetos desse tipo para os museus, tende sempre a alavancar o estimulo das pessoas em, conhecer e visitar os espaços culturais de nossa cidade que tanto tem, para contar com seu passado e sua gente tão talentosa.”, afirma.
Com inscrições abertas e o edital publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), os participantes devem enviar o protocolo para a Secult, localizada na Praça Floriano Peixoto no centro da cidade.
Os recursos financeiros para o desenvolvimento desta ação são oriundos do Programa de Fomento a Atividade Cultural “Mais Cultura”, e contam com o orçamento do Fundo de Desenvolvimento de Ações Culturais (FDAC). O resultado da seleção será divulgado no dia 04 de junho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário