Por Eurídice Carvalho
Os museus nos contam e mostram coisas já esquecemos, vamos esquecer ou nunca deveriam ser esquecidas por nós. Eles conservam muitas histórias que ficam marcadas para sempre.
Maceió é uma cidade que tem diversos museus, resguardando toda a história da cidade, mas que apesar disso, são pouco visitados. Os alagoanos não têm o hábito de frequentar museus e deixam assim de conhecer o lugar onde moram, seus antepassados, raízes e principalmente sua cultura.
Pensando nisso, fizemos uma lista com os principais museus da cidade abertos a visitações e que guardam tanta arte, desde o século XVII, iniciando pela biografia alagoana e finalizando com a do futebol. É muita arte, cultura e história ao alcance de todos.
Museu Théo Brandão de Antropologia e Folclore (MTB)
Situado no Centro da cidade, o museu Théo Brandão é considerado referência da Cultura Popular Alagoana. Fundado no dia 20 de agosto de 1975. recebeu esse nome por ter sido criado para guardar a coleção de arte popular doada à Universidade Federal de Alagoas pelo professor e folclorista Théo Brandão.
Em seu acervo reúne livros, fotografias, folhetos de cordel, e também um arquivo audiovisual documental com discos, filmes, fitas de vídeo e fitas cassete de antigas manifestações da cultura popular. O lugar expõe ainda objetos da cultura brasileira e de outros países como México, Espanha, África e portugueses. Mas a maior coleção é de peças nordestinas, sobretudo alagoanas.
Endereço: Av. da Paz, 1490, Centro, Maceió – Alagoas
Telefone (82) 3214-1711
E-mail: museutheobrandao@gmail.com
Horário: Terça a sexta, das 8h às 17h.
Sábado, das 14h às 17h
Museu do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas (IHGAL)
Localizado no Centro de Maceió, conserva e expõe ao público parte do acervo histórico, arqueológico e etnográfico de Alagoas. Entre as peças do acervo do museu estão telas de pintores famosos, documentos históricos, objetos que fizeram parte dos cultos afro-brasileiros do começo do século XX, utensílios indígenas e armas que pertenceram a Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião.
Endereço: Rua do Sol, 382, Centro – Maceió/AL
Telefone: (82) 3223-7797
Horário: Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h.
Museu de Arte Sacra Pierre Chalita (MAPC)
Fundado em 1980, É uma instituição privada, mantida pela Fundação Pierre Chalita. Mantém parte da coleção particular do pintor Pierre Chalita, composta por obras provenientes do Brasil e de outros países, executadas entre os séculos 17 e 20, em que sobressai um importante núcleo de arte sacra.
O espaço abriga cerca de três mil peças entre pinturas, desenhos, pratarias, estatuário, mobiliário e quadros. No sótão estão quadros de pintores brasileiros modernos, como Tarsila do Amaral; já no térreo, objetos barrocos; e no primeiro andar, obras de Chalita.
Endereço: Praça Floriano Peixoto, 44, Centro
Telefone: ( 82 ) 3223-4298
Horário: Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h.
Museu da Imagem e do Som de Alagoas (MISA)
Criado em setembro de 1981, pelo teatrólogo Bráulio Leite Júnior. Abrange em seu acervo dados sobre os principais acontecimentos políticos, sociais e artísticos do Estado de Alagoas. Registrada em fotografias, fitas cassete e de vídeo e discos antigos, além de uma coleção de objetos antigos doados, como rádios e máquinas fotográficas.
Endereço: Rua Sá e Albuquerque, 275 - Jaraguá
Telefone: (82) 3315-7882
Horário: Terça a sexta-feira, das 8h às 17h.
Sábado e domingo das 13:00 às 17:00
Museu dos esportes
Fundado em agosto de 1993, por seu diretor Lauthenay Perdigão do Carmo, recebe o nome de "Museu dos Esportes Edvaldo Alves Santa Rosa (Dida)", em homenagem a um dos maiores jogadores alagoanos o tri-campeão carioca que começou jogando no CSA, Dida. Esta situado no Estádio Rei Pelé.
O Museu dos Esporte é uma visita ao passado. Que nos leva a conhecer histórias de todos os esportes do Brasil, principalmente as histórias de Alagoas. Em seu acervo conserva fotos, revistas, faixas, camisas, escudos, troféus, taças, bolas, diplomas, fitas de vídeo e áudio, discos e muitas outras coisas documentando o esporte.
Endereço: Estádio Rei Pelé - Bairro do Trapiche - Maceió - AL
Telefone: (82) 3326-6329
Horário: Segunda a sexta-feira, no horário das 9h às 11:30min e das 15h às 17:30min,
Sábados, das 9h às 11:30min.
Bom essa é a lista dos museus de Maceió. Sabendo do funcionamento e horários talvez as pessoas possam se programar, se empolgar, e quem sabe visitar pelo menos um deles.
Nenhum comentário:
Postar um comentário